sábado, junho 04, 2011

Somos reféns!! Até quando??



Buenas..

Dia 20 de Maio fui ao III Encontro Brasileiro de portadores de Câncer e o VII Encontro Catarinense da Mulher Mastectomizada,ambos no mesmo lugar tudo junto e misturado..enfim teve várias palestras,mas o que mais me chamou a atenção foi a atitude de um candidato a Deputado Estadual "Fulano de Alguma coisa",após um dos palestrantes terminar sua palestra deram 10 minutos para que as pessoas pudessem fazer perguntas,então nosso amigo "Deputado" foi fazer sua "pergunta", a criatura ficou 10 minutos falando de seu partido,da saúde catarinense,nas coisas que ele pretendia melhorar...aff deplorável!!nojento!!Vários portadores de Câncer,mulheres mastectomizadas,familiares em busca de respostas,de conforto de qualquer coisa MENOS de discurso politico...no final das contas a gurizada foi levantando e se encaminhando para o que ??? Coffee breake que é muito melhor que ficar ouvindo mentiras e asneiras..
Lembrando das palestras: E ai tú que tem mais de 40 anos já fez tua mamografia este ano???Sabia que o SUS devido a Lei Federal 11.664/2008 tem obrigação de disponibilizar Mamografia à todas as mulheres acima de 40 anos???
Então não tem desculpa!!
Além disso não vamos dar sorte pro azar,vamos nos cuidar!!!

Hábitos que ajudam a diminuir os riscos do CA de mama:

- manter peso ideal.
- praticar exercícios regularmente.
- não fumar.
- evitar o estresse.
- faça o auto-exames apalpando suas mamas e visualizando qualquer alteração.
- apartir de 15 anos faça pelo menos 1x por ano um exame clinico médico.
- Sintomas como: mamilo invertido,coçeira,secreção,dor contínua PROCURE AJUDA MÉDICA!

Fico me perguntando por quanto tempo seremos reféns deste monstro,deste assassino..por quanto tempo veremos o Câncer matar mulheres,idosos,jovens,criânças???
QUANDO as pessoas ao receber um diagnóstico de CA não irão se apavorar,não irão prever o pior?? Eu queria tanto que o CA fosse como uma conjutivite,uma infecção urinária,que o tratamento fosse eficaz em pelo menos 90% dos casos..
Eu sei que há vários casos de sucesso e eu fico muito feliz,mas sei e como sei que há milhares de casos em que os doentes morreram,que o tratamento não foi eficaz!!
..quando vamos ter um tratamento que nos de uma esperança real??

Sinceramente quando ligo para um cliente (faço monitoramento de saúde) e ele me diz que está com CA eu penso "merda!!" e a minha voz muda na hora,a minha sensibilidade triplica,porque no meu íntimo eu já imagino o que talvez aconteça..eu queria enxergar o CA de outra forma,mas ainda não consigo..

Até quando anjos lindos como meu filho Kauã vão lutar,lutar e lutar para no final perder??



Na foto acima o ka e suas primas Juju e Isa.

Abraços..bom domingo!!

2 comentários:

  1. Bah amiga, q bonito ver essa tua preocupação com os aoutros, como tu é boa, ja teve lapsos de revolta + ta firme e forte, batalhando pra seguir a vida.
    Te admiro mto, o ká deve ta tri feliz contigo.
    Um bjãoooo!! qro te ver na facul hein!!

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga Rebeca, muito bonito seu gesto amiga, realmente bastante valiosas suas recomendações, uma importante advertência!!
    Parabéns pelo post!!
    Quando puder, passe lá no meu cantinho ok?
    Beijo

    ResponderExcluir